Cultura nordestina
Série / Turma: 2º E.M / t.222
Feira Cultural 2012
Cultura Nordestina
Alunos:
Amanda Passos; Júlia Inácio;
Bárbara Maria; Mariana Afonso;
Breno Saraiva; Paulo Amâncio;
Gustavo Malta; Pedro Barnabé;
Ione Rodrigues; Pedro Macêdo.
Isabella Cabral;
Brasília, 2012.
Sumário
Introdução
Objetivo
O objetivo é de estimular as pessoas a terem um conhecimento mais aprofundado sobre a cultura nordestina, tais como: * Promover o conhecimento das expressões linguísticas do povo nordestino; * Explanar sobre as festas populares; * Apresentar a vida de Jorge Amado e suas conquistas; * Falar sobre a literatura do Nordeste; * Apresentar as diversas comidas típicas dessa região; * Expor a vida de Luiz Gonzaga, exibindo assim suas conquistas; * Aduzir sobre a música nordestina em geral.
Justificativa
O projeto Nordeste da Feira cultura 2012 visa mostrar a grande riqueza da cultura nordestina, culinária, música, dança, festas e sua grande importância histórica para a construção do nosso país.
Isso é mais que um projeto informativo é um projeto de conscientização social, tentando mostrar que o nordeste tem muita influência sobre o país, não apenas as secas e problemas sociais mostrados na mídia hoje em dia.
Variedade Lingüística
O nordeste é constituído por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. E a dialética dessa região é considerada como engraçada, por ser relacionado há seca, á pobreza, ao pouco desenvolvimento, com alto índice de analfabetismo e, assim, por tanto fugirem das normas gramaticais da língua portuguesa.
Toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser entendidas por