Cultura nordestina
Popularmente, é conceituada de forma restrita à literatura, cinema, dentre outras artes, mas seu sentido é bem mais abrangente. Cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade e da inteligência, consegue executar. É uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais. O antropólogo britânico Edward Taylor, em 1871, definiu cultura como todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética.
Confirmando a capacidade de aprendizagem e da adaptação humana, Alfred Kroeber, antropólogo americano, mostrou que o homem criou o seu próprio processo evolutivo. O ser humano adapta-se às mais diferentes condições e isso possibilitou a expansão da espécie no mundo. Nenhum outro animal tem toda a Terra como o seu hábitat, apenas o homem, e isso se deve à capacidade de aprendizado e adaptação. Ou seja, isso é possível, devido à existência da cultura.
A espécie humana foi a única a evoluir além da genética, e desde o inicio de sua existência, os homens foram capazes de padronizar atitudes e comportamentos, de acordo com as características culturais do grupo ao qual pertencem. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja. Os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras. A cultura está em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que forma o sentir, o pensar e o agir das pessoas pertencentes àquela sociedade. As muitas sociedades que surgiram diferiam umas das outras, e essas diferenças persistem até hoje. Mesmo com a globalização que existe atualmente, características peculiares de cada grupo social ainda são muito fortes e que através da aprendizagem, da tradição, moldam o individuo e sua percepção em relação ao mundo.