Cultura nordestina
HISTÓRIA CULTURAL DA REGIÃO NORDESTINA
Educação na Diversidade Cultural
1- História
1.1 - Informações e dados da região Nordeste do Brasil
- População: 53.907.144 (estimativa 2012)
- Densidade demográfica (estimativa 2012): 34,7 hab./km²
- Mortalidade infantil (por mil): 18,5 (2010)
- Analfabetismo: 16,9% (2011)
- Número de municípios: 1794 (2010)
- Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. [pic]
- Vegetação: Mata Atlântica (em pequenas áreas da região próxima ao litoral); Cerrado (oeste da Bahia e sul do Maranhão), Caatinga (no sertão nordestino, interior), Mata dos Cocais (em áreas do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará).
- Clima: semiárido (interior); tropical (sul da Bahia e centro do Maranhão); litorâneo úmido (região litorânea) e equatorial úmido (oeste do Maranhão).
- Rios Principais: Rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Una.
- Usinas Hidrelétricas: Sobradinho, Paulo Afonso, Três Marias e Xingó.
- Agricultura (principais produtos agrícolas): cana-de-açúcar (principal produto), tabaco, algodão, caju, manga, uva, acerola e cacau. A cana-de-açúcar é cultivada, principalmente, na região litorânea, onde encontramos o massapé, solo escuro, argiloso e muito fértil.
- Economia: bem diversificada. Nas cidades litorâneas destacam-se os serviços voltados para o turismo. Na pecuária, existe uma importante criação de bovinos nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco. Presença de indústrias, nas grandes cidades, de calçados, produtos elétricos e eletrônicos, petroquímica (pólo petroquímico de Camaçari) e tecelagem. Destaque para o Distrito Industrial de Ilhéus (Bahia), Complexo Industrial de Suape (Pernambuco), Distrito Industrial de Maracanaú (Ceará). Na área de tecnológica, podemos destacar o Porto Digital do Recife (maior polo tecnológico do país), com ênfase na produção