identificação dos gostos básicos
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ANÁLISE SENSORIAL
PROFESSOR: DR. RICARDO TARGINO MOREIRA
AVALIAÇÃO SENSORIAL DE rapadura NO ESTADO DA PARAÍBA
EQUIPE:
MARia CELLi
The re SA SILVA
João Pessoa/PB
2011
1. INTRODUÇÃO
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ou REVISÃO DA LITERATURA
3. OBJETIVOs
3.1 Objetivo Geral
3.2 Objetivos Específicos
4. MATERIAL E METODOS
4.1 Material
4.2 Métodos
TESTE DE ACEITAÇÃO
O teste de aceitação será realizado na sala de Análise Sensorial da Universidade Federal da Paraíba e contará com a participação de pelo menos 60 consumidores, recrutados verbalmente, que consumam, pelo menos, XXXX. Dados sócio-econômicos serão coletados após a realização do teste para traçar o perfil dos participantes, através do formulário apresentado a seguir:
FIGURA 2: Modelo de questionário para coleta de dados demográficos dos consumidores do teste de aceitação.
4.3 Preparo das amostras
.
4.4 Avaliação Sensorial
A análise sensorial será realizada no Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba e para a determinação dos principais atributos sensoriais, aplicando o teste afetivo de aceitação com pelo menos 60 provadores não treinados. Os atributos cor, aroma, sabor e aceitação global serão avaliados utilizando-se uma escala hedônica não estruturada de 9 pontos, variando de uma extremidade a outra desde “gostei muitíssimo” com nota igual a 9 à “desgostei muitíssimo”, com nota igual a 1, com a mediana de “nem gostei, nem desgostei” (MONTEIRO et al., 2005), conforme Ficha 2, a seguir:
FIGURA 3: Ficha de avaliação utilizada no teste de aceitação.
Além da atribuição de notas para cada amostra, os provadores responderam sobre a opinião de consumo do produto. Para tal avaliação utilizou-se a escala estruturada de 7 pontos, na qual 7