Analise Sensorial
Goiânia
23 de Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
A Análise Sensorial é uma ciência que utiliza os sentidos humanos (visão, audição, olfato, paladar, tato) para avaliar as características ou atributos de um produto. É uma ferramenta intensamente utilizada pelas indústrias de alimentos, bebidas, cosméticos, perfumes, etc. Ela auxilia na fase de desenvolvimento do produto, na otimização da fórmula, na qualidade e para entender a preferência do consumidor sobre um determinado produto ou alguma característica importante para o consumidor. Os consumidores expressam suas opiniões sobre o produto a ser analisado.
TESTE DE RECONHECIMENTO DE ODORES
Este teste é aplicado para selecionar provadores capazes de identificar e classificar os mais diferentes odores utilizando o sentido do corpo humano, o olfato. Tem o objetivo de identificar 70% dos aromas.
Os aromas foram preparados em copinhos descartáveis, embebidos em algodão e água morna, cobertos por uma folha de alumínio. Foi deixado um espaço entre o algodão e a tampa para que fosse permitida a concentração do odor. No momento da realização do teste foram apresentadas 20 amostras diferentes, etiquetadas e enumeradas com 3 dígitos aleatórios. O provador deve realizar pequenos furos sobre o papel alumínio, fazer a aspiração da amostra e tentar identificar o aroma, escrevendo o nome ou um termo descritivo/associativo do mesmo na ficha de avaliação que lhe foi entregue.
TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE GOSTOS BÁSICOS
Este teste é aplicado para selecionar provadores capazes de identificar e classificar os gostos básicos (doce, salgado, amargo, ácido, umami) utilizando o sentido do corpo humano, o paladar. Tem o objetivo de identificar 100% dos gostos.
Os gostos foram preparados em copos descartáveis com água destilada ou deionizada. No momento