IDENTIFICAÇÃO DE SEGMENTO DE MERCADO
“Participação de mercado não se compra descubra uma maneira de ganhá-la” (KOTLER, 2000)
“Uma empresa não pode atender a todos os clientes em mercados amplos como os de computadores ou refrigerantes. São muitos os clientes, e eles se diversificam em suas exigências de compra. A empresa precisa identificar os segmentos de mercado que poderá atender com eficácia.”
(KOTLER, 2000)
“Muitas empresas estão optando pelo marketing de mercado-alvo, em que as empresas vendedoras encontram os maiores segmentos de mercado, escolhem um ou mais desses segmentos e desenvolvem produtos e programas de marketing para cada um. Em vez de dispensar seus esforços de marketing (abordagem pulverizada), elas concentram sua atenção nos compradores que terão maior chance de atender bem (abordagem direcionada).” (KOTLER, 2000, p.278) “O marketing de mercado-alvo exige que os profissionais de marketing sigam três passos básicos:
1. Identifiquem e tracem o perfil de grupos distintos de compradores que possam requerer produtos ou mix de marketing diferenciados (segmentação de mercado).
2. Selecionem um ou mais segmentos de mercado (mercados-alvo).
3. Determinem e divulguem os principais benefícios que diferenciam os produtos no mercado (posicionamento de mercado).”
(KOTLER, 2000) “O argumento do marketing de massa é que ele cria um maior mercado potencial, o que gera custos mais baixos – que por sua vez levam a preços mais baixos ou a margens mais altas.”
(KOTLER, 2000)
“A proliferação de meios de propaganda (mídia) e canais de distribuição está tornando difícil a prática do marketing de ‘tamanho único’. Alguns afirmam que o marketing de massa está com os dias contados. Não é surpresa que muitas empresas estejam se voltando para o micromarketing em um dos quatro níveis: segmento, nicho, locam e individual.”
(KOTLER, 2000)
Marketing de segmento
“Um segmento de mercado consiste em um grande grupo que é