Identificação e segmento de mercado alvo
Segmentação de Mercado
O mercado consiste de compradores que diferem entre si muitos aspectos podendo ser segmentados de várias maneiras. Examinaremos a seguir as bases para a segmentação de mercados e as exigências para a segmentação eficaz.
Níveis de Segmentação de Mercado
Existem quatro níveis de segmentação de mercado: segmentos, nichos, áreas locais e indivíduos.
Antes de saber sobre os níveis de segmentação, saberemos sobre o marketing de massa. Nessa situação, o vendedor engaja- se em produção, distribuição em massa de um produto ou serviço para todos os compradores.
Exemplo: a Coca- Cola praticou um marketing em massa quando forneceu ao mercado apenas um tamanho de garrafas de refrigerantes.
Marketing de segmento: um segmento de mercado é formado por um grande grupo de compradores identificado no mercado.
As empresas que praticam o segmento de mercado reconhecem que os clientes têm diferentes desejos, poder de compra, localização geográfica, atitudes, e hábito de compras. Mas as empresas não estão dispostas a atender cada consumidor individualmente. Ao contrario ela procura isolar alguns segmentos amplos que formam um mercado. Assim a segmentação é um ponto intermediário entre um marketing de massa e um marketing individual.
Marketing de Nicho: como vimos antes o segmento de mercado são grandes grupos de compradores, já o nicho é um grupo mais restrito tipicamente um pequeno mercado, cuja necessidade não está sendo bem atendidas.
Presumivelmente as empresas de nicho conhecem as necessidades de seus consumidores tão bem que estes estão dispostos a pagar um preço maior.
Exemplo: o nicho de mercado da Ferrari. Ela possui habilidades exigidas para atender a seus consumidores de maneira superior.
Marketing Local: o marketing- alvo está crescentemente assumindo a característica de marketing regional e local, com programas e propagandas sob medida conforme as necessidades e desejos de