Cinco genes diretamente relacionados como desempenho do nosso corpo durante uma atividade física e que já passam por manipulação genética.
Estudos mostram a relação entre genética e desempenho esportivo, apontando o futuro da prescrição e orientação de atividades físicas.
Ao obter as informações genéticas de uma pessoa, os profissionais de Educação Física poderão identificar, de antemão, em qual treinamento ela terá uma resposta melhor, aumentando consideravelmente a precisão na prescrição de exercícios físicos. Isso significa que, no futuro, poderemos analisar os dados genéticos de um aluno para montar uma planilha de treinos altamente personalizada, definir um plano de aula na Educação Física Escolar, ou, ainda, identificar e potencializar um talento esportivo.
Doping genético
Todo avanço científico pode ser usado tanto para o bem como para o mal. Na área de genética e esporte não é diferente e é grande a discussão sobre o doping genético – o uso, eticamente distorcido, de uma técnica chamada “terapia gênica”, em que genes artificiais são introduzidos em pessoas doentes para fins estritamente terapêuticos. No caso do doping genético, esses genes sintéticos são injetados (ou transfundidos) no atleta com o objetivo de melhorar sua performance. Um exemplo seria o EPO, um gene que define, em parte, a quantidade de hemácias no organismo. Um atleta que receba o EPO artificial, com características de pessoas que tenham uma mutação nesse gene, apresentaria concentrações extremamente elevadas de hemácias no sangue e, assim, teria um desempenho superior. “Se já temos ou não atletas transgênicos desfilando pelas arenas de competição, opiniões serão apenas especulações. Ou seja, “achar” que um atleta fez o uso do doping genético, qualquer um acha. Até o presente momento, ninguém pode comprovar este detalhe”, pondera.
Essa é a grande questão atual do doping genético: ainda não há uma forma eficiente, simples e econômica de testá-lo.
Cinco genes
Há cinco genes diretamente relacionados como desempenho do nosso corpo durante uma atividade física e que já