Identificação de elementos químicos pelo teste da chama
A Química Analítica Qualitativa tem por finalidade identificar os constituintes presentes numa amostra de um dado material. São vários os processos utilizados em análise qualitativa, nomeados, processos físicos, físico-químicos, químicos e térmicos. Neste último podemos referir o teste da chama. Através da observação das cores produzidas na chama do bico de Bunsen, durante o aquecimento de certas substâncias e comparando-as com as cores da chama produzidas durante o aquecimento de substâncias conhecidas. A análise química é um método de investigação utilizado tanto na ciência como em situações comuns do cotidiano.
Material e Reagentes
Materiais:
Bico de Bunsen, 12 vidros de relógio, 12 espátulas duplas, fio de metal, 2 béqueres de 50 ml, pisceta.
Reagentes:
Cloreto de bário, cloreto de sódio, biftalato de potássio, magnésio em raspas, cloreto férrico, cromato de potássio, acetato de sódio, sulfato de cobre, óxido de cobre, ferro reduzido, enxofre, acetato de cobre. Solução de ácido clorídrico (HCl). Procedimento
Foi colocada uma pequena porção de cada um dos reagentes no vidro de relógio, devidamente identificado. Mergulhou-se o fio de metal em um béquer com água destilada e em seguida na solução do ácido clorídrico e colocado novamente em um béquer com água. Em seguida foi colocada a alça do fio na amostra e levada a chama do bico de Bussen, na região do cone exterior da chama. Depois o mesmo fio foi lavado com o auxilio de uma pisceta e mergulhado na solução de HCl e na água novamente. Esse processo foi repetido com todas as amostras. Foram observadas as cores formadas das amostras na chama e anotadas para uma análise.
Resultados e Discussão
As amostras apresentaram as seguintes cores na chama: Elemento químico
Cor da chama
Cloreto de bário
Lilás
Cloreto de sódio
Amarelo
Biftalato de potássio
Amarelo e lilás
Magnésio em raspas
Branco
Cloreto