Aula 01 - Identificacao de elementos quimicos pelo teste da chama
Título: Identificação de elementos químicos pelo teste da chama
Objetivo: Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais.
Introdução: A análise química é um método de investigação utilizado tanto na ciência como em situações ordinárias do quotidiano. São vários os processos utilizados, nomeadamente, processos físicos, físico-químicos, químicos e térmicos. Neste último podemos referir o teste da chama.
Nesta técnica, as amostras em estudo, são introduzidas, através de um fio de platina ou crómio-níquel, na chama do bico de Bunsen, zona de oxidação. Através da observação das cores produzidas durante o aquecimento e comparando-as com as cores da chama de substâncias conhecidas submetidas ao mesmo teste, ver tabela 01, é possível uma identificação da amostra utilizada, pois existe uma correspondência entre a cor da chama e os componentes da substância aquecida.
elemento químico cor da chama sódio amarelo potássio violeta sódio + potássio amarelo - laranja cálcio vermelho - tijolo bário verde - limão cobre verde magnésio branco
Tabela 01: Cor de referência para elementos químicos metálicos
Materiais: Bico de Bunsen, arame (de preferência de resistência de chuveiro), pregador de madeira, fósforo, 9 tubos de ensaio.
Reagentes: soluções de: ácido clorídrico (HCl), Cloreto de sódio (NaCl), cloreto de potássio (KCl), cloreto de bário (BaCl2), cloreto de cálcio (CaCl2), cloreto de magnésio (MgCl2), sulfato de cobre (II) e “Soluções problema” X e Y.
Procedimento:
1. Corte um pedaço de arame (aproximadamente 10 cm).
2. Faça uma pequena volta na sua ponta e fixe a outra ponta em um cabo de madeira ou prenda-a no pregador.
3. Coloque uma pequena porção de cada uma das soluções, já preparadas, em um tubo de ensaio, devidamente identificado.
4. Mergulhe o arame no ácido clorídrico (HCl) e coloque-o na chama para limpá-lo.
5. Repita o procedimento 4 para cada uma das outras