Fonologia
IARA CAROLINA TOMÉ LIMÍRIO
FONOLOGIA ESTRUTURALISTA
CATALÃO
2014
FONOLOGIA ESTRUTURALISTA
1. O QUE É A FONOLOGIA
A forma sistemática de como cada som é organizado na língua é o objeto de estudo da fonologia. Enquanto a fonética tem como objeto de estudo a articulação da fala, a fonologia atém-se a examinar os sons que possibilitam a distinção de significados, classificados como fonemas.
A fonologia através do estudo do sistema, descrição, funcionamento e estrutura dos sons tem como objetivo uma análise sistemática dos morfemas, das sílabas, palavras e frases, bem como sua organização e como se estabelece a relação do sistema “ mente e língua” que possibilita as várias formas de comunicação e como a mesma é procedida.
Os fonemas possibilitam o processo de comutação (substituição de sons em contextos linguísticos semelhantes) através de sua capacidade de combinação e organização para formar unidades linguísticas maiores, tal processo torna passível de observação a existência de significados diferentes e seus contrastes, consequentemente identifica os fonemas de uma língua. (Matzenauer, 1999,p.11).
Segundo Matzenauer (1999, p.11), a partir dos pares mínimos, como as consoantes /p/ e /b/, compreende-se o fato de que o traço sonoro nas consoantes é distintivo no português e que os falantes decodificam essa distinção através da função que constitui a base do sistema fonológico, sendo assim, como os sons são meios de atribuição de significados, são empregados aos falantes da língua não com base em todas suas características fonéticas, mas a partir da função que desempenham na língua.
2. FONOlOGIA NO MÉTODO ESTRUTURALISTA
A fonologia estruturalista trata o termo dos aspectos sonoros apenas em termos de variação livre, ou seja, em um mesmo ambiente é possível ocorrer unidades foneticamente diferentes que não estabelecem entre si uma relação de oposição, sendo assim a substituição de