fonologia
Fonema: Significa literalmente o estudo dos sons, todas as pessoas ao falarem emitem sons. Cada individuo tem sua maneira própria de realizar esses sons ao falar. O nome fonema é dado ao menor elemento capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavras.
*Exemplos: Amor, ator, morro, corro
Cada segmento sonoro se refere a um dado da língua portuguesa que está em sua memória: a imagem acústica que você, como falante de português, guarda de cada um deles. É essa imagem acústica, esse referencial de padrão sonoro, que constitui o fonema. Os fonemas formam os significantes dos signos linguísticos. Geralmente, aparecem representados entre barras. Assim: /m/, /b/, /a/, /v/, etc.
Letra: O fonema não deve ser confundido com a letra. Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Na palavra sapo, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra brasa, a letra s representa o fonema /z/ (lê-se zê). Às vezes, o mesmo fonema pode ser representado por mais de uma letra do alfabeto. É o caso do fonema /z/, que pode ser representado pelas letras z, s, x.
*Exemplo: Zebra, Casamento, Exílio
Em alguns casos, a mesma letra pode representar mais de um fonema. A letra x, por exemplo, pode representar:
*Exemplo: - o fonema sê: texto - o fonema zê: exibir - o fonema chê: enxame - o grupo de sons ks: táxi
As letras m e n, em determinadas palavras, não representam fonemas.
*Exemplos: Compra, Conta
Nessas palavras, m e n indicam a nasalização das vogais que as antecedem.
A letra h ao iniciar uma palavra,