logística
Obviamente que não, porem podemos observar algumas características recomendadas que as melhores empresas estão utilizando para obter uma melhor produtividade e inovação. Aqui estão listadas algumas delas tiradas de bibliografias e sugeridas por mim mesmo. Pesquisas apontam que a geração Y e posterior ( que eu denomino de Z) já estão dando um valor cada vez maior ao ambiente de trabalho na hora de escolher uma empresa. Organizações reconhecidamente inovadoras, tais como o Google, 3M, General Eletric e tantas outras, possuem modelos de organização interna que são normalmente copiadas do mundo a fora.
Por outro lado, ainda existem empresas que continuam adotando o modelo serventil de gestão, La do inicio da Revolução Industrial. Estas estão fedadas à extinção se não reverem suas posições nos próximos anos ( ou você acha que estou exagerando?)
Um bom ambiente de trabalho é aquele onde os funcionários têm liberdade para desempenhar suas funções da melhor forma possível. Isso não é anarquia muito menos utopia, como alguns pensam. É a realidade da era do reconhecimento em que vivemos.
Mais quais são estas praticas? Abaixo, algumas sugestões:
Exercitar o bom humor: Ainda há espaço para empresas sisudas e serias demais? O bom humor é a forte do bem estar de qualquer funcionário. Pessoas só produzem e racionamento bem, quando estão de bem com elas mesmas. Um ambiente descontraído, onde as essências e as interações são valorizadas, serão sempre mais produtivos. Um chefe que jamais dá um “bom dia” a seus funcionários ou que nunca sorriu na vida fará com que seus funcionários vivam num terror desnecessário
Focar na valorização da eficiência: Nenhuma empresa sobrevive se possuir uma equipe medíocre. Um bom processo de seleção, com competências bem definidas e, principalmente, atitudes bem avaliadas, fará com que a empresa possua uma equipe de alta performance, que terá grandes chances de inovar do que o normal.
Valorizar erros: Isso pode parecer