RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 3: IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS PELO TESTE DA CHAMA E O USO DO BICO DE BUNSEN
ANA PAULA TSCHAEN TONOLI VITÓRIA/ES 2014
1. OBJETIVOS
Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais; identificar, por meio da cor produzida na chama, alguns elementos químicos metálicos; observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o modelo atômico de Bohr; conhecer regiões do espectro eletromagnético; utilizar o bico de Bunsen; identificar e caracterizar as zonas da chama.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
REAGENTES: Cloreto de cálcio (CaCl2); Cloreto de bário (BaCl2); Cloreto de estrôncio (SrCl2); Cloreto de sódio (NaCl); Cloreto de potássio (KCl); Solução de ácido clorídrico 6,0 mol.L-1; Água destilada.
MATERIAIS: Bastão com fio de platina; Bico de Bunsen; Béqueres; Vidros de relógio; Espátula.
PROCEDIMENTO
Primeiramente, foram lavados e secados todos os utensílios (vidrarias, espátulas...). Em seguida, foi colocada uma pequena quantidade de HCl dentro de dois béqueres para a limpeza do fio de níquel-cromo. Depois da imersão da argola do fio de níquel-cromo na solução de HCl, aquecemos a mesma na chama do Bico de Bunsen (após acender o Bico de Bunsen regula-se a entrada de gás e em seguida a entrada de ar, produzindo de imediato uma chama redutora (amarela) e em seguida uma chama oxidante) e verificamos certa coloração, indicando que estava suja. O processo foi repetido, até não aparecer nenhuma coloração, demonstrando a limpeza do fio. Com o auxílio da espátula foi retirada certa quantiade de um determinado sal e transferido para um vidro de relógio. Depois a espátula foi lavada e secada, para não contaminar outro sal. Colocou-se o fio limpo em contato com um dos sais pegando um pouco do material e levando até a chama. A cor emitida foi observada e anotada na Tabela 1. O fio foi limpo novamente em HCl e o procedimento foi repetido com os demais sais.