IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS PELO TESTE DA CHAMA E O USO DO BICO DE BUNSEN
É de grande importância na Química experimental saber qual ou quais compostos estão presente em uma determinada substância, isso porque no caso da presença de uma substância qualquer pode mudar drasticamente o resultado esperado de um experimento, levando assim a conclusões erradas. É preciso estar pronto a esse tipo de situação e considerar que qualquer resultado obtido é passível de erro por contaminação, seja dos materiais instrumentos e até o ambiente.
Os elétrons da ultima camada de valência de um átomo pulam¹ para camadas mais externas da eletrosfera quando absorvem algum tipo de energia. A energia necessária para que isso ocorra é sempre igual para que um elétron de uma determinada camada pule para uma camada mais externa, esse fenômeno é chamado de quantização da energia. Entretanto estes elétrons “excitados” que estão nas camadas mais externas tendem a voltar para as suas camadas originais da eletrosfera a fim de obter estabilidade. Ao voltarem para as suas camadas originais, os elétrons emitem a energia antes absorvida (exatamente a mesma quantidade de energia absorvida) em forma de radiação eletromagnética em forma de luz. A radiação emitida, quando decomposta constitui um espectro de linhas característico e único para cada elemento. Uma consequência direta desse fato é a que se aquecermos uma determinada substância que possui certo elemento, esta substância emite luz visível, com uma cor característica de tal elemento.
Seguindo essa ideia foi criado o denominado de Teste da Chama, em que uma amostra de uma substância é colocada diretamente nas chamas de algum instrumento (geralmente é usado o bico de Bunsen). Após isso as chamas do instrumento podem apresentar uma coloração fora do padrão de uma chama comum, assim a cor visualizada pode ser comparada com as cores de certos elementos já obtidas experimentalmente. Com esse teste é possível saber se há ou não a presença de um determinado elemento em uma substância.
O teste da chama só