Relatório aula 2: Identificação de elementos químicos pelo teste da chama
Introdução:
A identificação de elementos químicos pelo teste da chama baseia-se nos postulados de Bohr. Ele desenvolveu um modelo que envolvia conceitos da física quântica e mecânica. O modelo atômico de Bohr foi descrito através de quatro postulados, citados a seguir:
1- Um elétron em um átomo se move em órbita circular ao redor do núcleo sob a influência da atração coulombiana entre o elétron e o núcleo, obedecendo às leis da mecânica clássica.
2-O elétron se move em apenas uma órbita ao redor do núcleo.
3- A energia total do elétron permanece constante. Isso ocorre porque o elétron que se move em uma órbita não emite radiação eletromagnética.
4- É emitida radiação eletromagnética se um elétron, que se move inicialmente sobre uma órbita de energia total Ei, muda seu movimento descontinuamente de forma a se mover em uma órbita de energia total Ef.
Ao observar o teste da chama pode-se fazer uma relação com o quarto postulado, já que o elemento é aquecido e os elétrons são agitados e ,portanto forçados a passar para órbita seguinte. Porém quando o elétron volta ao seu estado inicial há uma liberação de energia na forma de fóton.
Na verificação do teste de chama utilizam-se cinco sais, os quais foram aquecidos e assim observa-se que cada sal revela uma diferente coloração da chama. Deste modo verifica-se a aplicação do postulado de Bohr e a possibilidade de identificação de cada elemento.
É possível visualizar que em todos os sais há a transição eletrônica, mesmo quando a coloração observada não tem fixação visual.
O efeito colorido dos fogos de artifício compreende a dois fatores: Incandescência e luminescência. A luminescência está baseada nos postulados de Bohr citados acima e ocasiona o efeito luminoso colorido.
Desenvolvimento:
1)Materiais
-Bico de Bunsen;
-Alça Metálica;
-Vidro relógio;
-Béquer
2)Procedimento
Para realizar o experimento do teste da chama