Identificação de elementos químicos através do teste da chama.
Identificação de elementos químicos através do teste da chama.
Prática 02 - Realizada no dia 18 de Março de 2014.
2. OBJETIVO:
Observar e identificar os elementos químicos metálicos presentes em sais através do teste da chama e observar os espectros associados à presença de elementos químicos metálicos.
3.RESUMO:
Foi adicionado 150 ml de água em um béquer e 150 ml de uma solução de HCl em outro. Utilizando-se um clipe preso em uma pinça de madeira, este era levado ao bico de Bunsen para que o zinco do clipe fosse retirado. Mergulhou-se o clipe primeiramente no ácido, em seguida no becker com água e por último no recipiente com os sais. E em cada um dos doze sais, foram observados os aspectos da chama e a presença e identificação de elementos químicos metálicos.
4. INTRODUÇÃO:
O teste da chama é um procedimento utilizado para identificar a presença de íons metálicos, baseado no espectro de emissão de cada elemento. Quando uma quantidade de energia é fornecida a um elemento químico, alguns elétrons presentes na camada de valência absorvem esta energia e passam a ter um nível de energia mais elevados, chamado estado excitado. Quando esses elétrons retornam ao estado fundamental, liberam a energia anterior em forma de radiação. Cada elemento libera sua radiação em um comprimento próprio de onda. E alguns elementos possuem esse comprimento na faixa do espectro visível, fazendo com que os seres humanos possam enxerga-las através de cores e assim, a partir da Química Analítica Qualitativa, reconhecer seus elementos.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
5.1) Materiais Utilizados:
1. Bico de Bunsen;
2. Pinça de madeira;
3. Espátulas Duplas
4. Fio de platina ou crômio-níquel - Substituídos por um clipe;
5. 02 béqueres de 100 ml
5.2) Reagentes Utilizados:
1. Água Destilada (H2O)
2. Ácido Clorídrico (HCl)
5.3) Procedimento Experimental
Para iniciar o experimento, alguns clipes foram abertos e aquecidos no bico de Bunsen