Aceleração Centrípeta
O presente trabalho tem como objetivo principal explicar o que é uma Aceleração Centrípeta. Por que a chamamos dessa maneira? Ela está associada á variação do módulo, do sentido, ou da direção da velocidade?
Após responder essas perguntas, será feito uma pequena demonstração de que seu módulo pode ser calculado pela seguinte fórmula:
Aceleração Centrípeta
A Aceleração Centrípeta nada mais é que a aceleração originada pela variação da direção e do sentido da velocidade linear de um móvel.
Podemos observar através da ilustração, que mesmo sendo um movimento uniforme, onde a velocidade é constante, temos a variação da mesma, pois temos direções e sentidos da velocidade diferentes, resultando em uma aceleração que sempre é direcionada ao centro do movimento circular.
Para que ocorra um movimento circular, é essencial a existência da aceleração centrípeta, por que a partir do momento que queremos formar uma trajetória circular, devemos fazer com que a velocidade mude de direção, e para que isso ocorra deve haver uma força que puxe o corpo para o centro, por que senão houver essa tal força o corpo seguirá em linha reta, e não formará um circulo.
Seu módulo pode ser calculado pela fórmula:
Onde v é representa o módulo da velocidade linear, e R o raio da trajetória.
Quando falamos em aceleração centrípeta devemos sempre lembrar que a unidade de medida que devemos utilizar é m/s².
Chamamos de Aceleração Centrípeta, por que ela sempre se origina para o centro do movimento devido a mudança de direção e sentido do módulo da velocidade.
Conclusão
Conclui-se que todo movimento circular, mesmo sendo um movimento uniforme, ou seja, tendo sua aceleração nula, a partir do momento que a direção e o sentido da velocidade mudam, nós temos uma aceleração resultante que aponta, sempre, para o centro da trajetória.