Identidade
Tabela 1 –
Diferença da taxa de resposta entre o Nível Operante e o Reforço Continuo durante o condicionamento
Respostas Frequência das Respostas Observadas
Observadas Nível Operante CRF Total Absoluto Resp./min Total Absoluto Resp./min
Pressionar 0 0 51 3,4
Tocar 5 0,5 32 2,1
Farejar 63 6,3 26 1,7
Levantar 30 3 17 1,1
Limpar-se 8 0,8 16 1,1
2 – Faça um histograma (gráfico de colunas) representativo dos dados relativos (Resp/min) dos comportamentos em Nível Operante e em CRF. Faça em Excel ou em folha milimetrada. Elabore um título para esse histograma. Lembre-se que o título do gráfico deve descrever o que será apresentado nele.
3 – Quais as respostas mais frequentes durante o NO (identifique duas e dê suas taxas)? Por que essas taxas seriam as mais frequentes? (Para o momento, procure responder levando em consideração a aquisição filogenética, ou seja, de acordo com a história da espécie).
As respostas mais frequentes são Farejar (6,3 Resp./Min) e Levantar-se (3,0 Resp./ Min).
Farejar e Levantar-se fazem parte da filogênese do animal, eles estão descobrindo o novo ambiente que lhe foi imposto. Farejar e Levantar é natural para o animal, eles estão explorando a caixa.
4 – Enumere as etapas indicadas para realizar a modelagem da resposta de pressão à barra. Por que será que essas etapas foram planejadas assim? A sequência que você efetivamente empregou foi diferente da planejada? Se sim, explique o porquê levando em conta o comportamento do animal.
As etapas indicadas para realizar a modelagem são:
1) Olhar em