identidade
(In: HETKOWSKI, Tânia e NASCIMENTO, Antonio. Memória e formação de professores. Salvador:
EDUFBA, 2007, pp. 219-240)
Cristina Maria d’Ávila 1 cmdt@ufba.br RESUMO
Essa pesquisa exploratória tem como objetivo analisar, para melhor compreender o processo de construção da identidade profissional junto a estudantes de um curso de formação inicial de professores (licenciatura) numa universidade pública na Bahia. Ela combina duas etapas de pesquisa, uma primeira de natureza quantitativa (sondagem por questionário) e uma segunda, qualitativa, de análise das representações sociais presentes nas narrativas autobiográficas dos estudantes, sujeitos do estudo. Em suma e segundo os resultados provisórios da pesquisa, concebemos como principais hipóteses: a) o curso de formação inicial possui um peso relativo sobre a construção da identidade profissional docente; b) as disciplinas do curso de licenciatura não parecem corresponder às representações de docência dos estudantes.
Palavras-chave:
Formação
inicial;
didática,
identidade
profissional
docente;
profissionalização; profissionalidade docente.
Introdução
(Problemática e contextualização)
∗
Pós-Doutora pela Universidade de Montréal, Canadá. Professora adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia.
Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.
2
Ver-se como autor, saber-se responsável, reconhecer-se na profissão. Estas questões passam, inexoravelmente, pelo processo de escolha profissional desde o seu nascedouro.
Deslindar as razões que levam um jovem a se interessar pela carreira docente e compreender, no seu interior, o papel que cumpre um curso de formação inicial, particularmente no terreno das disciplinas