Identidade
Curso: Psicologia-4na
Fichamento do Artigo: Performance e Identidade: Apontamentos Para Uma Apreciação Estético-Relacional Do Desenvolvimento
Autor: Murilo Dos Santos Moscheta
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento- Vida Adulta e Envelhecimento
Aluno: Antonia Pereira da Costa
De um modo geral, desenvolvimento é o termo que a psicologia utiliza para descrever as mudanças nas variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas relacionadas ao ciclo vital de uma pessoa. Trata-se de um campo de investigação dedicado à compreensão dos processos que permitem que as pessoas se tornem quem elas realmente são. Contudo, parece comum às diversas abordagens a tendência em discutir o desenvolvimento a partir de uma divisão inato/adquirido e sujeito/sociedade. E na medida em que estas abordagens buscam compreender as mudanças ao longo do desenvolvimento em uma linha coerente e evolutiva, é também comum que elas produzam a noção de um sujeito coeso e estável. Nesta diversidade de teorias, sedimenta-se um suposto sujeito, que percorre o tempo da existência, de seu nascimento a sua morte e de cada crise que atravessa retira um saldo que se acumula, um sobre o outro, no deposito se chamará de identidade.
A identidade é passível de ser moldada, as pessoas estão em constantes mudanças, não ficando parada, estão em constante evolução.
A mudança no modo como entendemos desenvolvimento e identidade tem sido analisada como decorrência dos avanços tecnológicos do ultimo século. O sujeito contemporâneo se conecta imediatamente com aqueles que vivem ao seu redor e mediatamente com outras pessoas que podem estar em qualquer lugar do mundo.
Não precisamos está no mesmo local do qual nascemos e crescemos para desenvolvermos a nossa identidade, podemos estar conectados com diversas pessoas ao redor do mundo sem necessariamente pertecermos aquela determinada cultura.
Ao narramos nossa resposta à pergunta, ¨ quem sou eu?”, produzimos um enredo que obedece a