Trabalho de inglês
No pós-guerra, o domínio imperialista europeu na Ásia e na Europa passou a ser sistematicamente questionado. Não havia mais condições políticas para a manutenção de colônias. Afinal, os europeus haviam lutado contra as ditaduras em seu próprio continente, mais continuavam dominando os povos de suas colônias na África e na Ásia
A ONU, criada em 1945 para intermediar a relação entre países e permitir que se encontrassem saídas diplomáticas para seus conflitos, também defendia a igualdade entre os países. Em contrapartida, parte população das colônias, na África e na Ásia, há muito tempo já se organizava e lutava para conseguir sua independência.
A Guerra Fria na Descolonização
Durante o processo de descolonização, as rivalidades entre os blocos socialistas e capitalistas também se manifestam na África e na Ásia.
Apesar das diferenças de uma região para outra, de uma colônia para outra, podemos separar os processos de descolonização da África em dois grandes grupos: o dos países muçulmanos do norte da África e o dos países ao sul do Deserto do Saara.
A independência do norte da África
Os movimentos de libertação dos países do norte da África aconteceram em decorrência do desenvolvimento da consciência nacional. Na maior parte dos países, a luta pela independência foi organizada por partidos políticos que conquistaram o controle do governo.
A guerra da Argélia
Um dos mais importantes movimentos de independência no norte da África aconteceu na Argélia, colônia francesa desde 1830. O processo foi marcado por violentos conflitos entre os colonos franceses e as forças de libertação, inclusive dentro do território francês. Acompanhe.
. 1954 – A grave crise economia do pós-guerra, a influência do pan-arabismo e a derrota da França na Indochina (atuais Vietnã, Laos e Camboja), que conquistou a independência, desencadearam uma série de rebeliões muçulmanas na Argélia. . FLN – A Frente de