IDENTIDADE
Identidade
“Eu sou eu, diferente de todos os outros.”
O que é?
Como se constrói?
Identidade pessoal
Definição:
Conjunto de percepções, sentimentos e representações que uma pessoa tem de si própria. E o que lhe permite reconhecer e ser reconhecida socialmente.
Essencial numa pessoa
Características:
Continuidade- sentimento de nos reconhecermos;
Estabilidade- Representação estável que temos de nos próprios e que os outros têm de nós;
Unicidade- Cada um age de forma diferente;
Diversidade- Cada pessoa tem vários papéis sociais;
Realização- Realização de si próprio através da acção;
Auto-estima- Visão positiva de si próprio.
Construção
Constrói-se ao longo do tempo e actualiza-se ate à morte.
Processo de socialização
O indivíduo constrói a sua identidade ao longo de toda a sua vida (muitos consideram que começa antes do seu nascimento, no imaginário dos pais).
Recém-nascido, não tem consciência da sua identidade e é através do processo de socialização que a irá adquirir. Entre 1 ano e 2 anos de idade a criança constrói uma imagem de si
(reconhece-se ao espelho). Essa imagem visual de si própria vai progressivamente relacionarse com o que sentimos interiormente. Esta fusão associa-se à actualização do termos “Eu”. À medida que a criança cresce as interacções socias alargam-se no contexto da creche. Nestes grupos a criança segue modelos.
“ A identidade é, ao mesmo tempo, ser como os outros e ser diferente dos outros.”>> “Quem sou eu em relação aos outros e quem são os outros em relação a mim”
A identidade constitui a integração de todas as experienciais do sujeito, de toda a sua história de vida. Envolvida a dimensão biológica – o nosso corpo- e a dimensão relacional – a nossa identidade constrói-se na relação com os outros.
Identidades
Existem 3 tipos de identidade:
Identidade pessoal- envolve a percepção subjectiva que o sujeito tem da sua