ANÁLISE ORGANIZACIONAL
1. Defina Desenho Organizacional.
O desenho de uma organização baseia-se na integração das pessoas, processos, informações e tecnologias. A base para o desenho de uma organização tem de ser algo mais do que a simples divisão por mercado, produto, geografia, função, extensão do controlo e centralização ou descentralização. O princípio orientador da Brooks no que diz respeito ao desenho organizacional é o alinhamento com a missão e objetivos globais da organização. Ao fazer a organização em redor da missão, a estrutura técnica da organização é moldada e, mais importante, os sistemas e processos administrativos são integrados para garantir que os resultados certos são atingidos no momento certo e com o custo certo, ao mesmo tempo em que se constrói a rentabilidade e se satisfaz plenamente os clientes.
A Brooks liga os funcionários mutuamente e com as informações, tecnologias, processos e ações necessários para terem sucesso. A estrutura organizacional define as relações formais entre funcionários, os seus papéis e responsabilidades, autoridades e protocolos de decisão, para apoiar a finalidade da organização e produzir os resultados desejados.
2. Relacione e defina os requisitos do Desenho Organizacional.
3. Relacione e defina as características do Desenho Organizacional.
Qualquer desenho organizacional apresenta quatro características principais: 1 – Diferenciação: Divisão do trabalho em departamentos, divisões, seções ou subsistemas.
2 – Formalização: Trata das regras e regulamentos da organização.
3 – Centralização: Explica a localização e a distribuição da autoridade.
4 – Integração: Trata dos meios utilizados para se coordenar o trabalho, de acordo com a distribuição de autoridade e as regras e regulamentos da empresa.
4. Relacione as características, vantagens e desvantagens da Organização Linear.
Organização Linear Características
1) Simples forma;
2) Autoridade linear ou única significa dizer que