identidade e subjetividade numa era de incerteza
CURSO DE PSICOLOGIA - 2ª TERMO A
CLAUDILENE SILVA
MICHELLE TELLES MONTELES
IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE NUMA ERA DE INCERTEZA
MACAPÁ – AP
NOVEMBRO 2014
CLAUDILENE SILVA
MICHELLE TELLES MONTELES
IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE NUMA ERA DE INCERTEZA
TRABALHO AVALIATIVO APRESENTADO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE DE MACAPÁ COMO REQUISITO AVALIATIVO PARA A DISCIPLINA DE PSICOLOGIA SOCIAL SOB ORIENTAÇAO DA DOCENTE TALYTA PONTES MONTEIR
MACAPÁ – AP
NOVEMBRO DE 2014
RESUMO
O PRESENTE ARTIGO CUJO TITULO IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE NUMA ERA DE INCERTEZA QUE PREPONDERANTEMENTE PERCORRE, ATRÁS DE UM CAMINHO TRANSDISCIPLINAR DE CONSTRUÇÃO DO QUE CONHECEMOS COMO A NOÇÃO DE PESSOAS.
O HOMEM, ESTE SER FLEXIVEL QUE DOMINA NA SOCIEDADE OS PENSAMENTOS E AS IMPRESSÕES DOS OUTROS HOMENS, É POSSIVEL TANTO DE CONHECER SUA PRÓPRIA NATUREZA QUANDO ELA É MOSTRADA A ELE, E QUANDO ELE NÃO IMAGINA QUE ESTÁ SENDO ROUBADA.
ESTE ARTIGO FOI ESCRITO NUMA ÉPOCA DE CONFUSÃO E INCERTEZA.
AINDA É CEDO PARA DIZER SE O MUNDO OCIDENTAL SE RECUPERA DAS FERIDAS QUE A SI MESMO CAUSOU NA GUERRA MUNDIAL OU SE IRA APENAS SE REESTABELECER INCOMPLETO, COMO PARECE MAIS PROVAVEL, HÁ SUSPEITA DE UMA SEGUNDA E PRESUMIVELMENTE MAIS EFICIENTE TENTATIVA DE SUICIDIO.
SUAS PALAVRAS PARECIAM PROFÉTICAS, POIS, POUCOS ANOS DEPOIS ESTAVAMOS MERGULHADOS NUM PERIODO DE TREVAS, A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ACREDITAVAMOS QUE COM A PRIMEIRA GUERRA SERIA NECESSÁRIA PARA ACABAR COM TODAS AS GUERRAS. MAS PARECE QUE, CADA VEZ MAIS, TEMOS MERGULHADO NUMA ERA DE INCERTEZA EM QUE O SER HUMANO TEM SER TORNADO APENAS UM ALVO A SER EXTERMINADO.
EXTERMINIO QUE PARTE SEMPRE DA PREMISSA DE QUE “ALGUNS SÃO MAIS HUMANOS DO QUE OUTROS” E DE QUE O OUTRO SEMPRE É O PRIMEIRO SUSPEITO NA SUA IMPREVISSIBILIDADE.
“A “PREOCUPAÇÃO COM IDENTIDADE” AFIRMA BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS (1994),” NÃO É OBVIAMENTE, NOVA. PODEMOS DIZER ATÉ QUE A MODERNIDADE