Construção do eu na modernidade
Construção do Eu na Modernidade e na visão religiosa Construction of the Self in Modernity and the religious vision
Maria Célia de Menezes UCG Correio eletrônico: mariecellias@yahoo.com.br
Resumo: Assim como o homem se constrói como ser social, a religião, que é um construto social feito pelo homem e para o homem, conforme as épocas sofre uma revisão de olhar por parte dos fiéis.
Palavras-chaves: Construção do eu – Modernidade – Globalização – Sagrado – Reflexibilidade.
Abstract: As well as the man constructs himself as a social being, the religion, a social construction made by the man and for the man, according to the change of times, it suffers a revision from the faithful.
Key-words: Construction of the self – Modernity – Globalization – Sacred – Reflexibility.
ISSN 1981-1225 Dossiê Religião N.4 – abril 2007/julho 2007 Organização: Karina K. Bellotti e Mairon Escorsi Valério
O artigo tem como tema a Construção do Eu e como objeto de estudo a sua construção na modernidade, tendo na globalização o seu ponto de enfoque. A justificativa para a sua realização parte do princípio que a noção do EU como subjetividade, como intimização, pertence à modernidade. O olhar será panorâmico, querendo apenas ter uma melhor compreensão de alguns momentos históricos, já que várias interferências filosóficas, sociais e políticas vêm acompanhando-o ao longo do século, fazendo-o modificar-se não integralmente (já que em termos humanos nada é radical), mas em grande parte, a estrutura da sua consciência. A jornada feita pelo ser humano séculos afora, não se deu por acaso. Foilhe custoso achar-se como sujeito pensante neste emaranhado de normas e decisões já previamente para e por ele mesmo estabelecidas. Descobrir como ele consegue de uma quase inconsciência, chegar à reflexividade, fruto da globalização, filha da era moderna, é o objetivo deste