Envie presentes para estes membros
a) Porcentagem de residências atendidas:
Dados de 2008 da superintência de pesquisa e imformação (Sepim) da secretaria de planejamento do estado de Goiáis, mostram que Anápolis tem 492.333 metros de rede de esgoto. Em 200 esse número era de 492.002 metros trata-se de um crescimento de somente 0,5%. De acordo com a sepim, a cidade tem 40.876 ligações de esgoto.
Esse percentual de 0,5% nem chega perto do que é exigido por lei aprovado em 2007. O texto estabelece que a SANEAGO tem a obrigação de expandir a rede de esgoto em Anápolis,garantindo um ímdice de crescimento mínimo de 8% ao ano.
O retrato do saneamento básico em Anápolis é composto por três itens: abastecímento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto e coleta de lixo, que acabam exibindo processos diferenciados.
Segundo informações da secretaria de desenvolvimento urbano sustentável,(a coleta de lixo cobre 100% das reguiões do munícipio, o abastecimento de água tratada cobre atualmente 99% da cidade e a coleta de esgoto e apenas 60% por residências. (jornaldoestado de goias.com.br)
b) Descrever como é o processo completo de tratamento de esgoto (etapas do tratamento,processos físicos e químicos ultilizados,analizis de laboratório):
Um sistema de tratamento de esgoto sanitário é constitúido das seguintes unidades:
01.rede coletora
02.interceptores
03.emissários
04.elevatórias de esgoto
05.estação de tratamento de esgotos
06.emissário final
01.Rede coletora: trata-se das tubulações que recebem os esgotos gerados nas residências, estabelecimentos comerciais e imdustriais. É implantada sob via pública ou passeios, sendo dotada de poços de visitas,para inspeção e introdução de equipamentos de limpeza. Há predominâcia na ultilização de tubulação e de 150 mm.
02.Interceptores: são tubulações implantadas ao longo dos cursos d’água,que têm as funções de receber os esgotos coletados