Identidade Sonora
Conceito
O Sound Branding (ou Audio Branding) é uma nova categoria na área de Comunicação que cria identidade sonora a partir dos atributos da personalidade da marca. É a “criação de expressões sonoras da marca e o uso consistente e estratégico dessas propriedades através de todos os pontos de contacto com o consumidor” (Jackson, Daniel 2003).
O conceito tem por finalidade fazer com que a marca seja reconhecida pelo consumidor somente ao escutar elementos sonoros construídos com análises do perfil da marca. O resultado é o fortalecimento da identidade do negócio, do seu reconhecimento e da sua consistência.
A questão da identidade sonora se inicia na análise dos sons de forma geral, segundo Julian Treasure, presidente e pesquisador da agência Sound Agency, – em uma de suas palestras sobre o tema – afirma que a maioria dos sons nos atinge de maneira acidental e de forma desconfortável, por isso muitas vezes os ignoramos. Analisa inclusive a forma como a produtividade de um funcionário cai trabalhando em um ambiente barulhento ou como as vendas de um estabelecimento podem saltar de acordo com a música seguindo as propostas da marca.
De acordo com o autor brasileiro Guto Guerra (2013), o termo passa a ser visto pelo âmbito musical. O autor o define como music branding e destaca que ele é uma nova maneira de inserir a música no marketing. Ele trata o tema como uma ferramenta autônoma e não apenas como um simples suporte para as demais peças.
Ele explora esse campo até então inexplorado do marketing e ressalta “As marcas cada vez mais se dão conta que são construídas não em fábricas, mas nas mentes de seus consumidores. E não existe canal de comunicação mais eficaz para atingir a intimidade das pessoas do que a música. Assim, planejar Music Branding é usar música para ajudar uma marca a transparecer e construir valores como confiança, fidelidade, paixão, segurança e noções de pertencimento com seu público.” (GUERRA, 2013, p. 39).
Metodologia e