Grupo N 2 2
As comunicações verticais são meios que nos permitem deslocar-se verticalmente entre os diversos pisos.
A comunicação vertical tem função de vencer os desníveis em geral e/ou entre pavimentos consecutivos, possibilitando o livre acesso e circulação entre estes.
Elas podem ser:
1. Escadas. 2. Elevadores.
3. Rampas.
Cap. 1 – ESCADAS
1.1 HISTORIAL DAS ESCADAS
A origem das escadas remonta certamente aos tempos mais longínquos.
A presença detalhada no flanco das pirâmides egípcias mostra que os degraus de escadas existiam já desde há muito tempo e que a sua origem é ainda mais antiga. Para não trepar nem descer penosamente encostas escorregadias e perigosas, o homem começou por escavar nas rampas naturais dando forma a entalhes nivelados que, sucedendo-se uns aos outros, permitiam aceder a níveis superiores ou inferiores. No entanto, embora as primeiras escadas estivessem sem dúvida a nascer, elas estavam longe de ter as formas características que se lhes podem observar hoje em dia pois elas sofreram ao longo dos séculos múltiplas transformações. Se as primeiras foram talhadas em encostas mais ou menos abruptas, um dia elas tiveram que vencer o espaço compreendido entre o ponto de partida e o de chegada, primitivamente com a ajuda de paredes e pilares e mais tarde, audaciosamente lançadas no vazio, sem qualquer ponto de apoio. A necessidade de chegar a um determinado ponto partindo de outro igualmente dado, obrigou os criadores primitivos a abandonar os degraus rectos e os lanços rectos a fim destes alcançarem mais facilmente o ponto de chegada previsto.
1.2 DEFINÇÃO
A escada é uma circulação vertical que tem como função vencer os desníveis em geral entre pavimentos consecutivos, possibilitando o livre acesso e circulação entre estes.
É um elemento cuja função é proporcionar a circulação vertical entre dois ou mais pisos diferentes,