Identidade Cultural
Traços marcantes de uma personalidade características essenciais, identidade seria algo idêntico a personalidade. Para as ciências sociais, a identidade se constitui inicialmente por condições históricas e culturais, como por exemplo: o grupo família e social, com língua, regras, hábitos e tradições.
Ou seja, dependendo do lugar, das condições e do meio social e familiar em que nascemos, somos pré-condicionados em principio, na questõe culturais do meio, como linguagem, comportamento ate mesmo religião.
Na medida em que se passam os acontecimentos em nossa vida, vamos se tornando a nossa própria ‘’personalidade’’ ou ‘’identidade’’. Dessa maneira formamos o nosso caráter, fazemos nossas escolhas, nós se posicionamos com relação com acontecimento cotidianos.
Como o personagem do soldado, que veio de um meio totalmente adverso, passa por situações que fogem completamente da rotina dele, e com o passar do tempo se entrega aos instintos da sua personalidade. Ele passa por um processo de identificação.
E já que falamos em origens biológicas temos que lembrar que vem de nossa genética, das derivações de raças. O conceito de raças encontra-se praticamente banido das ciências humana que foi substituída pelo conceito de etnia, essa substituição deve-se a pratica de discriminação, preconceito e ódio entre raças. Como por exemplo, disso tivemos algumas marcas na nossa historia como ex: a própria escravidão que a pouco mais de 100 anos ainda existia aqui no brasil.
O que nos diferencia dos outros animais na questão evolutiva já que não somos ou mais forte e nem os mais ágeis, seria a nossa capacidade de intelecto e a imaginação.
E como consequência as transformações nessa sociedade tradicional ocorrem porem de forma mais lenta, apesar da chamada globalização.
A identidade cultural não é um todo único e acabado: essa é uma concentração do iluminismos. A identidade não vem pronta, mas é fruto de uma construção construtiva por isso não faz