Doc1
Elemento derivado de matéria orgânica,
Liquido encontrado no meio de rochas.
RESERVAS, PRODUÇÃO E CONSUMO.
Composição química do petróleo
O petróleo resulta da decomposição, ao longo do tempo, de matéria orgânica - resíduos vegetais e animais marinhos, entre outros. Esta matéria orgânica vai-se transformando à medida que é exposta a diferentes pressões e temperaturas, dependendo da profundidade a que se encontra. Com o passar do tempo as deposições de matéria orgânica vão sendo sujeitas a um aumento de temperatura e pressão, originado pelo peso das camadas de sedimentos depositadas por cima. A transformação da matéria orgânica está assim dividida em quatro fases distintas:
O petróleo é composto por uma complexa mistura de hidrocarbonetos. A composição química do petróleo-tipo é: 14% de parafinas normais; 30% de parafinas cíclicas; 10% de resinas e asfaltenos; 16% de parafinas ramificadas e 30% de aromáticos.
O petróleo está sujeito a um conjunto de movimentações, desde a sua origem até à formação de reservatórios, a que se dá o nome de migrações.
Migração primaria
A rocha-mãe é uma rocha sedimentar na qual se dá a transformação da matéria orgânica. Com o aumento da pressão e fratura da rocha-mãe, o petróleo flui para as formações geológicas superiores. Chama-se a isto migração primária. Após a saída do petróleo e consequente diminuição da pressão da rocha-mãe, as fraturas são novamente fechadas.
Migração secundaria
Após a migração primária, o petróleo movimenta-se através de formações permeáveis até encontrar uma formação impermeável ou armadilha. A esta movimentação dá-se o nome de migração secundária.
A associação entre indústria petrolífera mundial e corrupção não constitui novidade e não seria exagero afirmar que as grandes empresas de