Doc1
O que consiste uma tragédia grega.....................................................3
As Bacantes..........................................................................................4
Imagens...............................................................................................10
Personagem........................................................................................13
Influências desta obra nos dias atuais................................................21
O QUE CONSISTE UMA TRAGÉDIA GREGA Uma tragédia grega consiste em um tipo de drama onde o herói trágico luta contra o fator transcendental que controla o fluxo dos acontecimentos. Tamanha a força desse fator, que sempre chega em um final trágico, onde o herói sofre todas as consequências por tentar controlar o destino.
Os três dos principais autores de tragédias: Sófocles, Ésquilo e Eurípides. Ainda hoje suas obras são consideradas únicas e verdadeiras tragédias, pois possuem todas suas características.
As Bacantes
“A vida é tragédia, e a tragédia é perpétua luta, sem vitória nem esperança dela”.
As Bacantes é consideras por estudiosos como a obra prima de Eurípedes. Ela foi encenada em 405 a.C. durante um dos Festivais Dionisíacos de Atenas e teria obtido o primeiro lugar na competição das tragédias. Como sabe-se ela fazia parte da trilogia com Ifigênia em Áulis e Alcmeon em Corinto – que não chegou até os nossos dias). As Bacantes conta a história de Cadmo, fundador de Tebas, na mitologia grega. Dioniso chegou em Tebas para implantar seu culto. Cadmo é a favor , porem o rei Penteu não. Então Dionísio lança um delírio coletivo sobre as mulheres tebanas, que vão para o monte Cíteron junto com as mênades. Pendeu prende Dionisio que foge e convida o rei acompanhar escondido o que se passa no monte. Este e Dionisio parte para o monte, lá o rei é descoberta em seu disfarce é morto e desmembrado pelas mulheres tebanas. Agave, uma das mulheres tebanas leva a cabeça de