Ideias religiosas
i
i
i
IDEIAS RELIGIOSAS
FUNDAMENTAIS
E CIÊNCIA MODERNA
Georg Simmel
Tradutor:
Artur Morão www.lusosofia.net i
i i i
i
i
i
i
i
i i i
i
i
i
i
Covilhã, 2008
F ICHA T ÉCNICA
Título: Ideias Religiosas Fundamentais e Ciência Moderna
Autor: Georg Simmel
Tradutor: Artur Morão
Colecção: Textos Clássicos de Filosofia
Design da Capa: António Rodrigues Tomé
Composição & Paginação: José M. S. Rosa
Universidade da Beira Interior
Covilhã, 2008
i
i i i
i
i
i
i
i
i i i
i
i
i
i
Apresentação
O tema da relação entre ciência e religião é, hoje, objecto de uma intensíssima reflexão, sobretudo nos países anglo-saxónicos, onde é explorado sob muitos ângulos e prismas. Essa reflexão intensificou-se nas duas últimas décadas e não dá sinais de amainar; muito pelo contrário.
O texto presente mostra que também G. Simmel, já no início do século XX, lhe não permaneceu estranho. Como sociólogo e intérprete excepcional da modernidade, procurou encarar e inserir esta questão no devir complexo da cultura ocidental, cada vez mais assinalada pela descrença e rendida à ciência.
Deixou, porém, de lado o problema do valor veritativo das proposições religiosas, rompeu com a orientação predominantemente ateísta dos seus predecessores (A. Comte, E. Durkheim e outros) e arrostou o fenómeno da religião sobretudo sob o ponto de vista das representações dos homens, sem atender ao seu estatuto de realidade. Reconheceu-lhes assim um carácter autógeno e endógeno que, em si mesmo, tal como a dimensão amorosa e estética, nunca pode colidir com a atitude científica. Realçou, pois, em especial o seu poder de configuração da vida e de unificação de todas as experiências humanas no confronto com o mundo e com a realidade.
Nesse sentido vai, precisamente, este breve e denso ensaio, que nada perdeu do seu realce para o tempo actual.
Artur Morão
i
i i i
i
i
i