Guerra fria como conflito religioso
&&
· Aula 7 – Guerra Fria Clássica como conflito religioso.
I – Dimensões religiosas da Guerra Fria.
1) Definição do inimigo
2) * Ferramenta, instrumentalização
* Religião de Truman: Moralismo
* Excepcionalismo
* Protestantes (EUA): Divisões internas / oposição à ICAR
* Religião Civil
II – Truman e PIO XII
* Myron Taylor
* EUA + ICAR vs URSS
*Protestantes EUA: Oposição
* CMI: Religião vs Política
III – EUA e ICAR
* ICAR vs Ortodoxos
* Protestantes: ICAR e Comunismo
* Dogma da assunsão (1950)
IV – Conclusão
* Fracasso como ferramenta
* Sucesso ideológico
********************** **************************** *******************************
Guerra Fria – 1945 / 1991 Conflito não militar, com foco político, ideológico e econômico.
* 1947 / 1953 – Guerra Fria Clássica – Anos iniciais, com maiores tensão nas relações entre EUA e URSS. Grande perspectiva de conflito entre as partes. Alto uso do marketing como forma de pressão entre ambos (Truman / Stalin).
Truman / Eisenheuer – Teor religioso na Guerra fria – Dimensão religiosa observada neste período (1945 – 1953). Para o autor, sem a perspectiva religiosa do período da Guerra Fria, não seria possível analisar o inicio do conflito entre os dois países.
* Idéia vs Matéria Relações Internacionais sem foco materialista, com ênfase nas relações entre os Estados. Maior atenção para questões de HARD POWER. Anteriormente tidos como aliados no período da 2ª Guerra, EUA e URSS se tornam rivais no conflito ideológico. Se uniram para combater um inimigo em comum, e após a Guerra, deu-se o conflito para saber qual das duas potências daria as cartas no cenário internacional. A divisão das zonas de influências após a 2ª guerra faz com que esse processo se intensifique.
Para o autor, com o fim da 2ª guerra, a aliança se desfaz devido a queda do inimigo em comum. Ao analisar o pensamento de Truman, observa-se o teor religioso em seu discurso, utilizado de duas formas: Primeiro, para