atmosfera
Troposfera: É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do solo até 20 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
Estratosfera: Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera até 50 km acima do solo. (As temperaturas variam de –5°C a –70°C). Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol.
Mesosfera: Esta camada tem início no final da estratosfera e vai até 80 km acima do solo.( A temperatura na mesosfera varia entre –10°C até –100°C) . A temperatura é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar.
Termosfera: Tem início no final da mesosfera e vai até 500 km do solo. É a camada atmosférica mais extensa. É uma camada que atinge altas temperaturas, pois nela há oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar em grande quantidade. (As temperaturas na termosfera podem atingir os 1.000°C).
Exosfera: a camada superior da atmosfera, vai do final da termosfera até 800 km do solo. (As temperaturas podem atingir 1.000°C).
FATORES CLIMÁTICOS
Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar. Ressalta-se que esses fatores não podem ser estudados isoladamente para a definição de um clima, mas sim de forma integrada. São eles:
Latitude: ela interfere na incidência de raios solares recebidos por determinada região. Latitudes próximas ao Equador recebem maiores quantidades de raios solares, incidindo sobre uma área maior da superfície terrestre. Consequentemente, as temperaturas médias desses lugares próximos ao Equador serão maiores; e, quanto mais afastado do Equador for o lugar, menores serão as temperaturas. A latitude é o fator responsável pela diferenciação das zonas