alguma coisa
Amanda Rodrigues Amorim nº: 03, 2ªEM
Prof. Wellington
Escola Estadual Joaquim Murtinho
1. Resumo: Mudança de fases estuda a variação da temperatura e da pressão nas substâncias, assim podendo variar o seu estado para solido, líquido e gasoso e causando constantes mudanças nas substancias.
2. Introdução: Na natureza, as substâncias podem ser encontradas em três diferentes fases, as quais são denominadas de fase sólida, fase líquida e fase gasosa. Os fatores que determinam o estado em que as substâncias se encontram são a temperatura e a pressão. Ou seja, para cada fase os materiais possuem temperatura e pressão diferente. Por exemplo, o ferro em condições ambientes apresenta-se no estado sólido, mas se elevarmos a sua temperatura passará a ser líquido. O mesmo acontece com a água. Em condições ambiente esta substância se encontra no estado líquido, contudo, se abaixarmos a sua temperatura, passará para o estado sólido.
3. Vaporização e Condensação. Vaporização é o processo onde partículas de uma substância em fase líquida recebem calor/energia suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação. Na Evaporação a transição de estado se dá em qualquer temperatura; ebulição é a vaporização típica, ou seja, quando atinge seu ponto de ebulição; calefação ocorre para uma temperatura acima do ponto de ebulição, e por isso é dita evaporação forçada.
Condensação também chamada de liquefação, é o processo inverso ao que se tem na vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para a substância que estava em forma de vapor se condensar.
Agora, sabendo as características das mudanças de fase da matéria, podemos responder aos questionamentos iniciais.
Quando uma roupa molhada é colocada