Fichamento o Mundo de Sofia
O Mundo de Sofia
CAPÍTULO I: O JARDIM DO ÉDEN
“...Depois de ter pensado um pouco acerca do fato de existir, começou também a pensar que não estaria ali sempre. "Neste momento estou no mundo", pensou, "mas um dia terei desaparecido". Haveria uma vida após a morte? O gato também não tinha a mínima consciência deste problema...”
“...Não podemos imaginar que vivemos sem pensar que temos de morrer, dizia para consigo. Do mesmo modo, é impossível refletir sobre o fato que temos de morrer sem sentirmos simultaneamente que viver é algo maravilhoso...”
Sofia começa alguns questionamentos diante da sua realidade, percebemos isso no início do capítulo quando ela afirma para Jorunn que a mente humana não é igual a um computador nem mesmo a de um robô. No decorre da historia, Sofia faz alguns questionamentos na frente do espelho, sobre sua vida, aparência nome. As Cartas pelas quais ela estava recebendo contribuíam para seus pensamentos sobre a vida, universo, e suas origens. Sofia também aprendera que Deus havia criado todas as coisas, porém com muitas dúvidas e incertezas.
CAPÍTULO II: A CARTOLA
“Na escola, tornava-se-lhe difícil concentrar-se no que o professor dizia. Achou que ele falava apenas de coisas sem importância. Porque é que ele não falava antes acerca do que é um ser humano - ou do que é o mundo, e qual fora a sua origem?”
“Mesmo hoje, cada um deve encontrar as suas respostas para estas perguntas”. Não podemos saber se Deus existe ou se há vida depois da morte, consultando a enciclopédia. A enciclopédia não nos diz como devemos viver. “Mas ler o que outros homens pensaram pode, no entanto, ser uma ajuda, se quiser formar a nossa própria concepção da vida e do mundo.”
“ A capacidade de nos surpreendermos é a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos.”
Sofia neste capítulo começa a perder interesse por qualquer outra atividade que não fossem as terríveis perguntas que assolava o coração dela sobre a