Historia da educação Estruradas
Profª Mª Júlia
Atividade estruturada 1
Nome do aluno: Jose Humberto Matrícula:2013.08248334 Ehvio as questões sobre o texto: Novas formas de abordar o Ensino de História.Para quem ainda não fez. Entregar no dia 29/08 1)Por que devemos quebrar modelos históricos?
Para auxiliar o processo de conhecimento, que é um dos grandes desafios que o educador enfrenta quando prepara as suas aulas e quando as desenvolve com seus alunos. Segundo Hartog, há dois princípios básicos para reorganizar a maneira de estudar e ensinar história: edificando o próprio ponto de vista quanto possível e realizar sempre uma abordagem comparativa.
2)Qual a importância de edificar o próprio ponto de vista de maneira explicita?
Ensinar a edificar o próprio ponto de vista não significa ensinar as soluções, nem significa dar algumas explicações sobre como e por quê se chegou naquele ponto. Isso é importante, mas segundo Hartog, hoje já não é suficiente. Ensinar a edificar o próprio ponto de vista histórico significa ensinar a construir conceitos, ensinar a ter uma percepção o mais abrangente possível da condição humana, nas mais diferentes culturas e diante dos mais variados problemas.
3)Por que é importante realizar sempre uma abordagem comparativa no conhecimento histórico?
Através da abordagem comparativa, para perceber os muitos pontos de vista sobre o passado e narrá-lo de forma diferente, comparando-o com o presente e ao nosso futuro, lançando, segundo Hartog, uma luz penetrante para reorganizarmos nossa maneira de estudar e ensinar História.
Disciplina: História da Educação no Brasil
Profª Mª Júlia
2ª Atividade Estruturada: Entregar dia 29 de agosto de 2013
Com a expulsão dos jesuítas houve a desestruturação do sistema educacional sob a orientação da Companhia de Jesus. Portanto,