Estudante
Busquei não me prender em uma estética batida e uma maneira de fotografar tão comum e vista em todos os lugares.
Um tipo de fotografia que uso como referencial negativo. Luiz Garrido é uma referência muito importante pois no seu livro – Retratos - Técnica, Composição e Direção (2011) – pude conhecer um pouco mais sobre direção de modelo, de como se portar na presença do modelo e como interagir com o mesmo. Uma das maiores referência para esse trabalho foi Marianne Bach, uma fotógrafa norte americana que tem uma estética fotográfica muito simples e delicada.
Dentro de todo o estudo que fiz para a criação deste trabalho, busquei informação sobre iluminação para retratos em alguns livros, porem dois que gostaria de mencionar são: Iluminação, de David Präkel, e em Fotografia de Retrato, de Bill Hunter, e a maioria da informação que eu encontrei foi sobre iluminação artificial, e durante todo o curso e até hoje eu sou apaixonado por iluminação natural, principalmente a “hora mágica”, que nada mais é do que a hora entre quatro horas e seis horas da tarde, a hora antes e depois do pôr-do-sol.
Sendo assim procurei mais sobre iluminação natural e encontrei o Dicas de Fotografia, site no qual tem alguns textos onde a autora, Claudia Regina, passa suas experiências e seus conhecimentos para o espectador, no site encontrei alguns artigos sobre iluminação, e a partir disso cheguei a conclusão que iria fazer o TCC com iluminação natural.
6. DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO
6.1 Prospecção do Tema
Durante todo o curso de Fotografia, sempre tive facilidade em fotografar pessoas, sendo assim decidi fazer este TCC nesses moldes. Porém durante a sua construção ele sofreu algumas modificações, tais modificações só aconteceram pela experiência