Idade Moderna
Quais foram os fatores que influenciaram na transição da Idade Média para a Idade Moderna? A queda do feudalismo, levando o homem aos primeiros atos capitalista. Com a navegação houve a quebra de mitos e descobertas de riquezas. A igreja passa a criar dogmas para não perder seus fiéis, já que estava enfraquecida. O mundo tinha uma visão teocêntrica e nessa transição, com a razão e ciência em alta, o homem pensou mais nele tendo então uma visão antropocêntrica.
Como Descartes desenvolveu seu método? Descartes converte a dúvida em método. Primeiramente, é preciso evitar toda precipitação e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto. Depois, é preciso dividir a dificuldade em quantas parcelas for preciso para obter uma análise. Logo após vem a síntese, com um desfecho em ordem. O SENTIDO NOS ENGANA.
Segundo Descartes, qual a diferença entre ideias claras e distintas e as idéias que vêm de fora? As ideias inatas, claras e distintas, não são inventadas por nós, mas produzidas pelo entendimento sem recurso à experiência. Elas subsistem no nosso ser, em algum lugar profundo da nossa mente, e somos nós que temos liberdade de as pensar ou não. Já as que vem de fora
Quais as conseqüências do cogito cartesiano? A partir do séc. XVII, passa-se a buscar o ideal matemático. Isso não significa aplicar a matemática no conhecimento do mundo, mas usar o seu tipo de conhecimento, permitindo estabelecer cadeias de razões. Outra conseqüência é o dualismo (corpo-consciência), segundo o qual o homem é um ser duplo, composto de uma substância pensante e uma substância extensa. Corpo, massa física, para estudos, mente, raciocinar, pensar.
O que significa a palavra “Empirismo”? Segundo os empiristas, como se processa o conhecimento, ou seja, de que forma conhecemos todas as coisas? Empirismo significa experiência. No processo do conhecimento, o empirismo é contrário ao racionalismo pois enfatiza o papel da experiência