ICM
Definição:
É um material ativo, ligante, em geral pulverulente, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção de argamassas e concretos, na forma da propria pasta e também na confecção natas.
Aglomerante + Água = Pasta
Pasta + Agregado miúdo (< 4,8mm) = Argamassa (Usadas para assentamentos de tijolos e pedras ou revestimentos)
Argamassa + Agregado graúdo (> 4,8mm) = Concreto (Estruturas)
Concreto + Aço = Concreto armado
Classificação:
Aéreos: são aqueles que não resistem a ação da água, utilizáveis em ambientes secos (endurecem pela ação do CO2 do AR) Ex. Gesso, Cal
Hidráulico: são aqueles que resistem à presença da água, utilizáveis em ambientes externos (endurecem pela ação exclusiva da água) Ex.
Cimento, Cal Hidráulica
Poliméricos: são os aglomerantes que tem reação devido a polimerização de uma matrix. Ex. Cola
Pega do aglomerante:
É a perda de fluidez da pasta. Ao se adicionar, por exemplo, água à um aglomerante hidraulico, depois de certo tempo, começam a ocorrer reações químicas de hidratação, que dão origem a formação de compostos, que aos poucos, vão fazendo com que a pasta perca sua fluidez, até que deixe de ser deformável para pequenas cargas e se torne rígida.
O inicio de pega de um aglomerante hidráulico é o periodo de solidificação da pasta. É contado à partir do lançamento da água no aglomerante, até o inicio das reações químicas com os compostos do aglomerante. Esse fenômeno é caracterizado pelo aumento brusco da viscosidade e pela elevação da temperatura da pasta.
Denomina-se pega ao período inicial de solidificação da pasta. O início da pega é o momento em que a pasta começa a endurecer, perdendo a sua plasticidade. Fim da pega é o momento em que a pasta se solidifica completamente, perdendo, portanto, toda a sua plasticidade.
Aglomerantes podem ser:
Simples: São simples os aglomerantes resultantes do produto que não sofreu mistura, após o cozimento, a não ser