humanistica
Ano Lectivo 2013/2014
Estrutura do Trabalho
I – Introdução 3
II – Fundamentação Teórico 4
2.1 – História da Psicologia Humanística 4
2.2 – Fundadores e Biografia da Teoria 6
2.2.1 – Abraham Maslow 6
2.2.2 – Carl Rogers 7
2.3 – Teoria Humanística 9 2.3.1 – Conceito 9
2.3.2 – Teoria Humanística defendida por Abraham Maslow 9
2.3.3 – Teoria Humanística defendido por Carl Roger 11
III – Considerações Finais 13
IV – Referencias Bibliográficas 14
I – Introdução
Este trabalho nos foi solicitado pela professora Carlina Barros, no âmbito da unidade curricular Psicologia de Desenvolvimento da Aprendizagem no Curso de Licenciatura em Ensino Básico.
A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70 e enfatizava o poder do homem, suas aspirações positivas, a experiência consciente, o livre-arbítrio, a utilização do potencial humano e a noção de integridade da natureza humana. Esse movimento nasceu em oposição às correntes fortes da psicologia, o behaviorismo e a psicanálise.
Para os humanistas, a Psicologia Behaviorista era uma visão limitada, artificial,improdutiva da natureza humana. Consideravam o homem um ser muito mais complexo do que animais para serem estudados de forma quantificada em termos de estímulo-resposta. Além dos psicólogos do comportamento,criticavam a psicanálise por apresentar tendências deterministas, minimizar o papel da consciência e por estudar apenas indivíduos neuróticos e psicóticos.
Acreditavam que se os psicólogos se focassem nesses aspectos, seria impossívelentender a natureza da saúde emocional e outras qualidades positivas dohomem, como a alegria, bondade, generosidade. Compreendiam então que,focando no lado