Hotelaria Hospitalar
Nossa intenção neste trabalho e transmitir uma noção para os alunos da turma de Turismo – Campus Cabo Frio, como esta evoluindo rapidamente a Hotelaria Hospitalar. E para isso e necessário fundamentalmente entender o conceito deste setor.
“O caminho encontrado é a hotelaria hospitalar, uma tendência que veio para livrar os hospitais da "cara de hospital" e que traz em sua essência uma proposta de adaptação à nova realidade do mercado, modificando e introduzindo novos processos, serviços e condutas”. (TARABOULSI, 2003, p. 18)
Com o avanço da tecnologia e as exigências cada vez maiores dos clientes de saúde na qualidade de serviços. Os estabelecimentos se transformaram. Como atividade recente nos hospitais brasileiros e no mundo. O setor passou a ter padrões de serviços focados pela humanização no ambiente no qual são prestados. Sendo um dos principais meios de tornar a estada do doente menos traumática, tornando o hospital um local mais agradável à permanência e aproximando da estrutura de um hotel, com comprovados benefícios à saúde do paciente. Mudando a imagem do hospital e gerando maior demanda de serviços de maior qualidade. E um mercado com futuro promissor.
Faz-se necessário agregar o serviço hoteleiro como um todo, provendo o “quarto” com maiores facilidades e comodidades para tornar a estada hospitalar menos desgastante.
Capacitar e treinar funcionários, para serem compreensivos e solícitos, podem amenizar em muito o sofrimento provocado pela falta de convívio familiar normal.
O hospital tem uma imagem de frio, mas pode ser caloroso, aconchegante, dentro do possível, uma vez que, estar internado nunca vai ser comparar ao lar do paciente.
Segundo o Manual de Humanização do Ministério da Saúde: "Humanizar é garantir à palavra a sua dignidade ética. Ou seja, a humanização depende de nossa capacidade de falar e de ouvir, depende do diálogo com nossos semelhantes".
TURISMO DE SAÚDE: O Turismo de Saúde responde por uma