Hospitalidade, turismo e gastronomia
No Turismo, ser hospitaleiro é receber bem os turistas, termo que muitas vezes é confundido com hotelaria. Pode-se dizer que os turistas ao chegarem em uma cidade podem ter um acolhimento preparado, improvisado ou simplesmente não ter. O “bem receber” está ligado diretamente com a preparação do destino turístico para o recebimento do turista. A preparação de um destino turístico envolve todo o Sistema de Turismo. Segundo Beni (2001) os componentes deste sistema são os conjuntos das Relações Ambientais, da Organização Estrutural e das Ações Operacionais, que são: os subsistemas ecológico, econômico, social e cultural, da supra-estrutura, da infra-estrutura, do mercado, da oferta, da demanda, de produção, de distribuição e de consumo.
O “bem receber” se relaciona intimamente com a qualidade dos bens e serviços oferecidos no Turismo. Isto equivale a dizer que a qualidade oferecida no destino turístico vai influenciar diretamente no bom ou no mau atendimento ao turista. Beni (2001) afirma que a qualidade no Turismo refere-se ao serviço aliado ao produto e que o fator qualidade é o único critério que se impõe de maneira natural para determinar o êxito ou o malogro desses.
A hospitalidade no Turismo evidencia-se muito mais ampla do que primeiramente se imaginava, ela deverá estar presente em todas as atividades relacionadas com o turismo, desde a facilitação (ingresso, permanência, deslocamentos internos