radiação
RADIAÇÃO
Mogi das Cruzes, SP
2014
INTRODUÇÃO
A radiação é a liberação de energia de um determinado meio ou elemento, pela constante transição eletrônica que gera energia que é liberada constantemente, por ser um processo de excitação e relaxamento dos elétrons que ocorre de forma rápida e constante se o núcleo de um elemento possuir muitos elétrons e outras partículas em seu núcleo.
A radiação pode ser dividida em nuclear – alfa, beta e gama, ultravioleta, infravermelho próximo, infravermelho, micro-ondas e rádio e tv. Cada uma tendo sua devida função e importância no mundo.
A radiação eletromagnética se caracteriza pela oscilação entre um campo elétrico e um campo magnético e está classificada de acordo com a frequência de ondas, sendo as mais conhecidas: ondas hertzianas (de rádio ou TV), microondas, radiação infravermelha, ultravioleta, raios X e raios gama.
A radiação corpuscular é constituída por partículas subatômicas, sendo os tipos mais conhecidos: elétrons, prótons, nêutrons, dêuterons e partículas alfa e beta. Existem quatro tipos de radiação: alfa, beta e gama e X.
Na área da saúde a radiação é utilizada em exames que buscam a análise do paciente por imagem, sendo as técnicas abordadas nesse trabalho o Raio-x, Tomografia, Ultrasson e a ressonância, que são os mais utilizados pela população.
RAIO-X
O raio X é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores às radiações ultravioletas, ou seja, maiores que 1018 Hz. A Descoberta do raio X e a primeira radiografia da história ocorreram em 1895, pelo físico alemão Wilheelm Conrad Rontgen, fato esse que lhe rendeu o prêmio Nobel de física em 1901. Foi durante o estudo da luminescência por raios catódicos num tubo de Crookes que Conrad descobriu esse raio. A denominação “raio X” foi usada por Conrad porque ele não conhecia a natureza da luz que ele tinha acabado de descobrir, ou seja, para ele