Geografia modelo de Plano de Ação
(PROEMI) Professor Pedro Augusto
Porto Caminha - EEPAC
Professor: Fernando Liberato dos Santos.
Matrícula: 179.498-1
Plano de Trabalho Anual - 2013
Área do Saber: Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
Disciplina: Geografia
“Ensinar é promover espantos”. Rubem Alves.
1. Uma apresentação possível.
Todo saber cientifico, ou não, escolar ou informal, é uma produção humana que indica as peculiaridades do modo de vida, adotado ou imposto, pela sociedade em uma determinada época e espaço. De maneira que, como alerta Paulo Freire, na abertura do livro Educação Como Prática da Liberdade: “Não há educação fora das sociedades humanas e não há homem no vazio”.
O conhecimento nasce no cotidiano de cada um, nos questionamentos que fazemos quando do enfretamento do espaço, é ele que nos oferece a possibilidade de se apropriar, submeter e transformar as realidades dos diversos lugares do Planeta Terra, de acordo com a razão de uma única espécie viva, a humana.
Reconhece-se com isso que a Geografia é uma parte do conhecimento cientifico e tem no espaço construído por homens e mulheres seu principal objeto de estudo, ao passo que simultaneamente, ela é parte deste saber produzido pela espécie humana, ao longo de sua história no Planeta. Portanto, como qualquer conhecimento humano, esta propensa a mudanças.
Dentre as mais recentes, especificamente as que atingiram no Brasil o ensino desta ciência nas escolas nacionais, é possível apontar o movimento que a partir do último quarto do século XX, passou a questionar os tradicionais métodos descritivos e mnemônicos utilizados pela ciência que se limitava, ora descrever sobre a natureza, ora informar sobre a pátria do cidadão ou passar o tempo das aulas descrevendo e forçando a memorização de informações especificas sobre bandeiras, capitais, rios, etc. sem estabelecer entre eles conecção alguma com a ação politica da espécie humana no espaço que lhe rodeia.
Essa Geografia