Trabalho de Dependencia em Hospitalidade
INTERATIVA: LUANA SILVA DE SOUZA
RA: 0815141
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
SEMESTRE: 2°
Universidade Paulista - UNIP
Cidade Universitária / SP
2014
A hospitalidade é definida como o ato de acolher ao outro, recebê-los despido de qualquer tipo de restrições, sem barreiras ou preconceitos. Assim, reconhecer a individualidade de cada um e respeitar diferenças é parte fundamental neste processo.
Integrante essencial para a excelência no atendimento ao cliente, junto com os processos e as ferramentas, a hospitalidade não obedece a regras nem a procedimentos, mas a um desejo genuíno em servir ao outro sem sentir-se serviçal, oferecendo ao cliente a oportunidade de sentir-se único. Essa forma de atendimento gera um diferencial que é originário dessa relação subjetiva entre atendente e cliente, na qual o atendente oferece um elemento impar do atendimento: a forma como o cliente é tratado. Ser tradado de forma gentil e ágil, tende a estimular no cliente o sentimento de satisfação e, obviamente, reforçará a sua percepção em relação ao tratamento recebido.
Proporcionar um clima acolhedor e observar com atenção as demandas do cliente são pontos essenciais e cada vez mais valorizados para proporcionar um bom atendimento.
Atualmente existem várias formas de sugerir a hospitalidade nos restaurantes, como por exemplo, um serviço atencioso, o ambiente acolhedor, e o próprio cardápio, que pode remeter a "momentos da alma", além de uma boa música, entre outros.
Mâitres e outros profissionais podem aplicar a hospitalidade no atendimento aos clientes sem serem invasivos ou inoportunos na medida em que aguçam sua percepção sobre os clientes. Um dos itens mais importantes é a observação e o foco dos restaurantes em seu segmento de atuação, e para qualquer categoria que se proponha os profissionais que nela trabalham dever ser bem preparados e orientados para atuar de acordo com este foco. O