Andr Texto Aula De Hospitalidade
HOSPITALIDADE
Conceitos (dádiva) e os quatro domínios da hospitalidade
Objetivos da unidade:
Contextualizar os conceitos de “Hospitalidade”.
Compreender o significado de “dádiva”.
Desenvolver um entendimento sobre os quatro domínios da hospitalidade ligados a: recepcionar, hospedar, alimentar e entreter.
Traçar uma visão do estudo da hospitalidade interagida com outras profissões e atividades.
Introdução:
Hospitalidade é uma palavra que demonstra troca no relacionamento construído entre o anfitrião e o hóspede, turista, visitante e/ou cliente. Para aumentar a reciprocidade que é o bem-estar entre as partes envolvidas é necessário a uma recepção atenciosa, alimentos saborosos, acomodação aconchegante e entretenimento prazeroso. Para ser eficiente e eficaz na satisfação de cada indivíduo é preciso que o hóspede sinta que o anfitrião está sendo hospitaleiro por sentimentos de generosidade e pelo desejo de agradar.
Desta forma, deve-se focar nos pontos abaixo:
Atitudes de acolhimento;
Liderança para tomar decisões acertadas em relação aos clientes;
Sabedoria para enfrentar desafios com coragem de mudar, para atender as necessidades de cada pessoa.
Conceituação:
A palavra hospitalidade deriva de hospice, que quer dizer asilo ou albergue. Esta é uma antiga palavra francesa que significa dar ajuda ou abrigo aos viajantes. O hospice mais famoso é o de Beaune, na região francesa de Borgonha, também conhecido como Dieu ou a Casa de Deus.
Segundo Walker (2002), hospitalidade é a recepção cordial e generosa de hóspedes e também a ampla gama de negócios dedicados a servir pessoas que estão longe do lar.
Para Camargo (2004) falar de um estilo de hospitalidade, hoje, é um desafio para as empresas em geral, meios de hospedagem, restaurantes, atividades relacionadas a eventos e convenções, bem com aquelas de lazer e entretenimento. Não se pode esquecer que neste contexto também se situam as cidades, regiões,