hospital
DISCIPLINA: FARMÁCIA HOSPITALAR
CURSO: FARMÁCIA
RESUMO SOBRE IDENTIFICAR E IMPLEMENTAR SOLUÇÕES
Este resumo faz parte do curso introdutório sobre a Investigação em Segurança do Paciente/Doente. Na quinta sessão deste curso são abordados um dos cinco componentes do ciclo da investigação em segurança do paciente, onde aborda como melhorar a segurança dos pacientes/doentes, assim como os métodos utilizados para identificar as soluções efetivas. O profissional de saúde deve está atento a essas implementações, necessárias para o cuidado do paciente no ambiente hospitalar.
A quinta sessão do curso introdutório sobre Investigação em Segurança do Paciente/Doente aborda o terceiro componente do ciclo da investigação em segurança do paciente, que é identificar e implementar soluções. Para melhorar a segurança dos pacientes são necessárias algumas soluções que abordem as causas subjacentes aos cuidados inseguros. Para usar os métodos de investigação para identificá-las são utilizadas soluções não conhecidas, como as pré-pós, ensaio randomizado e duplo-cego, e também ensaio controlado. Já para as soluções conhecidas, um dos critérios é melhorar a confiabilidade das práticas com maior efetividade.
Essa maior confiabilidade tem haver com algumas situações que acontecem no ambiente hospitalar, a exemplo, do uso da aspirina para pacientes/doentes após enfarte de miocárdio, antibióticos para a pneumonia, e a higienização/lavagem das mãos. Os principais focos para a intervenção são o paciente/doente, o profissional de saúde, o local de trabalho, e o sistema. Dentre os exemplos para identificar as soluções estão: o ensaio randomizado com desenho de coorte em três anos com 850 pacientes; o ensaio controlado randomizado da aplicação aos pais prestadores de cuidados de pictogramas para a redução dos erros de medicação pediátrica; e a intervenção prospectiva em 108 Unidades de Cuidado Intensivo (UCI) de 67 hospitais.
Os ensaios