homo sapiens 1900
No longa, a eugenia não é retratada como um fato negativo a partir do momento em que se procura o melhoramento da raça humana. mas, se formos pensar no melhoramento da raça humana sem as deficiências físicas e do branqueamento de pessoas que tem mais melanina do que outras, estaremos afirmando que o a diversidade humana é uma aberração. Pensar numa raça humana perfeita e em super-homens e mulheres-maravilhas infalíveis torna a eugenia altamente danosa a humanidade em geral, pois, quando é posta em prática está a serviço de uma suposta limpeza racial.
A eugenia é praticada no filme de maneira detestável, pois ela é vista como uma forma de higienização racial essencial a sociedade moderna. Para desenvolver um ser humano superior portador de uma capacidade intelectual de alto nível em que a sociedade se harmonizaria proporcionando o aumento da produção industrial.
Algumas imagens marcam o espectador, destaco aqui as cenas do micro filme mudo que remonta a eliminação de recém-nascidos portadores de alguma má formação congênita ou qualquer tipo de deficiência. Essa decisão era tomada após a convocação de uma reunião de médicos que tinha o objetivo de decidir sobre o destino do bebê, tão natural quanto uma reunião de negócios. Médicos e biólogos especializados na eugenia viajavam por entre os países europeus e os E.U.A pra divulgar e dissipar essa política de extermínio como se fossem as últimas inovações da medicina. Imagine!
Maior expoente da pesquisa e prática da eugenia se incorpora as políticas da Alemanha que cultivou essa